O começo de qualquer empreendedor não será fácil. Tenha em mente que o mundo do empreendedorismo requer persistência para não desistir. Antes de mais nada, tenha certeza de que você realmente quer ter o seu próprio negócio.
Neste guia, vou abordar como você pode começar a empreender do zero.
Identifique o nicho em que deseja atuar:
O primeiro passo é definir em qual nicho você gostaria de atuar. É importante escolher uma área que tenha a ver com você, pois isso diminuirá a chance de desânimo e desistência.
Por exemplo, se você gosta de cozinhar, pode começar um negócio do zero vendendo através do Ifood. Inclusive, tenho um artigo no blog que explica tudo sobre como se cadastrar para vender no Ifood.
Se você tem habilidades em escrita ou design, pode começar oferecendo serviços de social media para empresas da sua cidade e, assim, começar uma agência de Marketing.
Caso não tenha habilidades em escrita ou design gráfico, você pode contratar os serviços de um designer ou redator por meio de plataformas como 99freelas ou GetNinjas. Dessa forma, cada novo serviço que você adquirir será intermediado entre a empresa que te contratou e os profissionais que você contratou para executar o serviço.
Hora de fazer benchmarking:
O benchmarking é uma pesquisa de mercado para entender melhor o mercado em que você pretende atuar.
Para realizar o benchmarking, identifique seus concorrentes, veja o que eles têm a oferecer, quais os canais de vendas, perceba os pontos positivos e negativos.
Além de analisar os concorrentes, busque entender o comportamento e as necessidades do seu público-alvo.
Uma forma prática de analisar o concorrente e entender as necessidades do seu público-alvo é comprar o produto ou serviço de uma empresa do ramo em que pretende atuar.
Dessa forma, você entenderá na prática o que seu concorrente tem a oferecer e o que você poderia implementar como estratégia em seu futuro negócio.
Construa um MVP:
Empresas como Facebook e Amazon já aplicaram essa técnica no começo de seus negócios e ainda a utilizam para o lançamento de novos produtos no mercado. MVP é uma sigla para Mínimo Produto Viável.
Podemos definir o MVP como uma versão enxuta do seu produto ou serviço, visando atender às necessidades básicas dos potenciais clientes.
A criação do MVP é uma etapa crucial, que impedirá que você invista muito dinheiro no desenvolvimento de um produto ou serviço sem demanda. Essa ferramenta é uma maneira simples de validar sua ideia no mercado.
Para realizar um MVP na prática:
1° Passo: pense em qual problema o seu produto ou serviço resolve.
2° Passo: desenvolva um protótipo pensando em como você poderia oferecer esse serviço ou produto gastando o mínimo de dinheiro, tempo e recursos.
3° Passo: ofereça seu produto ou serviço a um número pequeno de pessoas e verifique se há interesse em pagar por ele.
4° Passo: essa é a etapa de aprender com o seu cliente. Colete informações sobre o que essas pessoas acharam do seu produto ou serviço, identificando pontos positivos e negativos. É importante ouvir as críticas sem reagir.
5° Passo: faça os ajustes necessários em seu produto ou serviço para uma versão mais refinada, ou descarte a ideia e comece de novo.
O MVP é uma ferramenta que permite identificar erros em seu produto ou serviço, evitando gastos desnecessários. Além disso, possibilita um entendimento maior do seu cliente, compreendendo seu real interesse e comportamento.
Desenvolva um plano de negócios:
O plano de negócios é um documento que descreve os objetivos do seu negócio e as etapas necessárias para alcançá-los.
Seu plano de negócios deve conter informações como a descrição do negócio, análise de mercado, personas, canais de venda, estratégias de marketing, capital social e muito mais.
Pode parecer uma etapa desnecessária para alguns, mas não se deixe enganar. Um bom plano de negócios reduz riscos e incertezas.
Formalize o seu negócio:
Formalizar o seu negócio trará inúmeros benefícios que um negócio informal não pode oferecer, como a possibilidade de negociar exclusivamente com empresas e participar de licitações e editais de empresas privadas e públicas.
Uma das formas mais fáceis de formalizar o seu negócio é através do MEI, também conhecido como Microempreendedor Individual. Temos um artigo em nosso blog que explica o processo de abertura do MEI.
Crie sua marca:
Todo negócio precisa de um nome. Se você já tem um em mente, é hora de desenvolver a identidade visual da sua marca e a logo.
Você pode contratar um designer ou desenvolver a sua própria logo usando o Canva, uma plataforma de design intuitiva criada para atender às necessidades de usuários iniciantes e intermediários.
Mão na massa!
Se você seguiu o passo-a-passo, agora é hora de colocar a mão na massa e tirar o seu negócio do papel. A jornada de qualquer empreendedor é repleta de desafios e obstáculos. No início, é comum que as coisas não saiam como planejado. Quando isso acontecer, é preciso ter a capacidade de se reinventar e persistir na jornada do empreendedorismo.
Desejo boa sorte em sua jornada!