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Como Fazer Um Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é o processo de estabelecer metas e definir estratégias para o seu negócio, visando alcançar uma vantagem competitiva e sustentável.

Se você iniciou o seu negócio, mas está sem tempo para pensar em estratégias para implementar no desenvolvimento da sua empresa, saiba que isso é muito comum.

Mas já asseguro que se você busca crescer a sua empresa e aumentar o seu faturamento, ter um planejamento estratégico é fundamental. Caso contrário, é pouco provável que o seu negócio se desenvolva.

O que é o planejamento estratégico?

Para conceituar um pouco mais, o planejamento estratégico trata-se de uma ferramenta de gestão que, por meio de processos sistêmicos, permite que o empreendedor consiga mapear quais decisões devem ser tomadas para atingir os objetivos do seu negócio.

Quando se trata de empreender e ter um negócio, é crucial que as decisões a serem tomadas não sejam baseadas no achismo. Empreendedores que se pautam exclusivamente na intuição dificilmente conseguem manter um negócio saudável por muito tempo.

Para que serve o planejamento estratégico?

Ao contrário do que alguns podem pensar, o planejamento estratégico não serve apenas para quem decide abrir um negócio. Na verdade, mesmo após a abertura da empresa, o ato de planejar deve fazer parte da rotina da sua empresa.

Ter um bom planejamento estratégico auxiliará a ter uma visão de como aumentar as vendas, otimizar a gestão financeira, promover ações para atrair novos clientes, lançar novos produtos ou serviços no mercado e até mesmo prevenir o risco de falência.

Essa ferramenta poderosa, mas negligenciada por muitos, fará com que você descubra onde exatamente quer chegar e te mostrará como chegar, permitindo que você conheça ainda mais a realidade da sua empresa.

Como fazer o seu planejamento estratégico?

Primeiramente, inicie o seu planejamento realizando um diagnóstico da situação atual da empresa. Analise todas as áreas da sua empresa, como a questão financeira, desempenho de processos, qualidade dos produtos e/ou serviços, o marketing, entre outras áreas.

Análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para avaliar as condições internas e externas da empresa, com base no estudo das forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats).

Para utilizar essa ferramenta é bem simples, você deve incluir as 

condições internas: fraquezas e forças, 

e as condições externas: oportunidades e ameaças;

Fazendo uso dessa ferramenta, você terá uma visão maior sobre o ambiente interno e externo do seu negócio.

Trace seus objetivos:

Para definir os seus objetivos, o primeiro passo é determinar aonde pretende chegar.

 Por isso, após descobrir as condições internas e externas do seu negócio, é hora de traçar seus objetivos. Leve em consideração as informações que captou com a análise SWOT e, por meio dela, defina seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Curto prazo são objetivos imediatos, ou até no máximo um ano.

Médio prazo são objetivos entre um e cinco anos.

Longo prazo são objetivos superiores a cinco anos.

Caso o objetivo seja grande demais, recomendo que o divida em metas menores.

Crie estratégias e ações e acompanhe as métricas:

Não basta saber onde chegar, é preciso saber como chegar. Por esse motivo, essa etapa é crucial.

Suponhamos que o seu objetivo seja aumentar o número de clientes para mais 10 clientes em 3 meses.

Você poderia pensar em uma estratégia para reforçar a sua participação e presença na internet por meio das redes sociais e com a criação de um site da empresa.

Com base nessa estratégia, a ação a ser empregada seria contratar uma agência de marketing para fazer a gestão das suas redes sociais e criar o seu site.

O melhor modo de saber se está tendo progresso ou não com as estratégias e ações empregadas é através do acompanhamento de métricas de desempenho.

Para acompanhar as métricas, é preciso definir qual indicador a ser analisado. Se o seu objetivo for aumentar o número de clientes, nesse caso, o indicador a ser acompanhado é o número de novos clientes por período.

Mas existem outros indicadores que merecem atenção, como indicadores de produtividade, qualidade, capacidade, lucratividade, etc.

Cronograma:

Se você chegou até aqui, então agora é hora de colocar tudo o que foi definido nas etapas anteriores em um cronograma que deixe claro o que deve ser executado, quais são os responsáveis, os prazos, indicadores de desempenho e tudo mais que for relevante.

Também é crucial reunir toda a equipe para ter a participação dos colaboradores. Desse modo, é possível coletar ainda mais feedbacks, agregando ainda mais ao planejamento.

Mão na massa:

Após definir o planejamento e alinhar com a sua equipe, é hora de colocá-lo em prática e acompanhar os resultados.

Por último, é importante que o planejamento estratégico seja constantemente revisado, pois as tendências do mercado podem variar e, caso não sejam levadas em consideração, é provável que o seu planejamento seja prejudicado.

Espero que esse texto tenha te ajudado, mesmo que brevemente, a como fazer o planejamento estratégico do seu negócio.

Desejo muito sucesso na sua jornada!

Taynã Gonçalves

Olá! Sou o Taynã Gonçalves, Analista de marketing digital com expertise em Inbound Marketing, SEO, tráfego pago e criação de conteúdo para blog.