Tanto os empreendedores de primeira viagem quanto os empresários que já possuem um negócio há muito tempo podem cometer o erro de misturar os gastos pessoais com os gastos da empresa.
A falta de um bom planejamento e controle financeiro pode levar ao colapso do seu negócio.
De acordo com dados do Sebrae, uma das principais causas de falência empresarial é a má gestão financeira resultante da falta de separação das contas pessoais e empresariais.
Por esse motivo, separei algumas dicas que vão ajudar você a fazer a gestão financeira do seu negócio.
1. Separe sua conta pessoal da conta da empresa.
Tenha uma conta bancária para a pessoa jurídica e outra para a pessoa física.
É importante que você, como empreendedor, consiga distinguir claramente os gastos pessoais dos gastos da empresa.
Se você está começando e possui um negócio informal, sugiro que tenha contas em dois bancos: uma para o seu negócio e outra para suas despesas pessoais.
O importante é não permitir que o dinheiro da empresa se misture com o dinheiro que você usa para suas despesas pessoais. Dessa forma, será mais fácil acompanhar as entradas e saídas de caixa do seu negócio.
2. Defina seu pró-labore.
O pró-labore é o salário que você receberá em sua empresa.
Muitos empreendedores de primeira viagem acreditam que todo o lucro do negócio deve ser destinado ao seu próprio salário.
No entanto, esse pensamento é problemático, pois o desenvolvimento e o crescimento contínuo do negócio exigem reinvestimento de parte do lucro.
Portanto, é importante entender que o lucro do seu negócio não é exclusivamente seu, mas sim do negócio como um todo.
Para isso, é essencial determinar uma porcentagem dos lucros como salário, permitindo que você reinvista parte do lucro no crescimento do negócio.
3. Registre todas as entradas e saídas.
Se você não está familiarizado com os termos “entradas” e “saídas” de caixa, as entradas referem-se ao dinheiro que entra no seu negócio por meio das vendas de produtos ou prestação de serviços.
Já as saídas são os valores que saem da sua empresa para pagar pelas despesas comerciais, como contas de luz, água, internet, impostos e folha de pagamento dos funcionários.
Anotar essas informações evitará prejuízos e gastos desnecessários, além de permitir um maior controle da saúde financeira do seu negócio.
4. Crie um fundo de reserva financeira.
A reserva de emergência é um montante de dinheiro que você deve ter para cobrir gastos inesperados que possam surgir no seu negócio, como o conserto de equipamentos danificados.
Dessa forma, você não precisará retirar dinheiro da sua conta pessoal ou interromper as atividades da empresa devido à falta de recursos para reparar um equipamento essencial para o trabalho.
Para criar uma reserva de emergência para o seu negócio, calcule os gastos mensais da empresa e multiplique-os por 6 ou 12 meses.
Dessa forma, você terá o valor necessário para manter a empresa funcionando por um determinado período, sem precisar encerrar suas atividades.
Não se preparar para imprevistos é uma das principais causas de falência empresarial.
Ter uma reserva financeira trará mais tranquilidade tanto para você quanto para o seu negócio, pois mesmo que a sua empresa esteja prosperando, imprevistos podem acontecer.
Com uma boa gestão financeira, separação adequada de contas, definição de pró-labore, registro detalhado de entradas e saídas, e a criação de um fundo de reserva, você estará no caminho certo para manter a saúde financeira do seu negócio e evitar problemas futuros.
Desejo muito sucesso em seu negócio!