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Como empreender da forma certa - Tá Empreendendo

Como Empreender Da Forma Certa

Se o seu sonho é ter o próprio negócio, você está no lugar certo. Empreender para alguns é quase que uma vocação. Tem gente que desde novo já é empreendedor, seja vendendo doces na escola ou descobrindo jeitos inovadores de fazer dinheiro. Mas afinal, qual é o jeito certo de empreender? Ou melhor, existe jeito certo de empreender? 

A resposta é SIM! Existe jeito certo para empreender e eu vou te contar que jeito é esse. 

Oportunidade X Necessidade

O primeiro caminho para empreender da forma correta é buscar identificar se o negócio em questão trata-se de um empreendedorismo de oportunidade ou de necessidade. Para entender melhor cada um, elaborei as principais características de ambos.

Empreendedorismo de oportunidade:

  • A criação do negócio ocorre mediante a identificação de uma oportunidade no mercado;
  • O empreendedor busca explorar possibilidades e demandas não atendidas buscando ser inovador;
  • Costuma ter mais recursos, o que lhe dá mais margem para explorar as possibilidades.

Empreendedorismo de necessidade: 

  • Como o próprio nome já diz, surge da necessidade de sobrevivência ou da necessidade de buscar uma alternativa de emprego quando se está desempregado; 
  • Está geralmente associado a condições econômicas desfavoráveis;
  • Muitas vezes o empreendedor inicia o próprio negócio por falta de opção, visto que precisa atender suas necessidades básicas;
  • Costuma ter pouco recurso.

Após compreender essa etapa, o segundo passo é criar um modelo de negócios. O modelo de negócio ou business plan servirá como base para dar forma ao seu negócio, além de determinar quais ações serão empregadas ou deverão ser evitadas para o atingimento das metas e objetivos.

O que deve ter no modelo de negócios

Para a criação de um bom modelo de negócios exige se fazer 4 perguntas sobre o seu negócio: 

  1. O que fazer? (Qual a proposta de valor que você tem a oferecer?)
  2. Para quem fazer? (Quem será o seu cliente em potencial?)
  3. Como fazer? (Defina os recursos necessários, atividades e parceiros que te ajudarão com o negócio)
  4. Quanto gastar? (Tente identificar quais são os custos com o negócio e quais as formas de receitas que poderão ser geradas visando viabilizar a operação)

Temos um artigo em nosso blog que explora o passo a passo para a criação de um planejamento estratégico para o seu negócio.

Além disso, é importante refletir sobre inovação e diferenciação. Para isso, se coloque no lugar do seu cliente. Qual seria o produto ou serviço que ele gostaria que o fosse ofertado? Busque refletir também em como o seu produto ou serviço se diferencia da concorrência?

Nessa fase, o ideal é evitar achismos. Faça uma pesquisa com os seus potenciais clientes. Escute quais são suas dores e quais as possíveis soluções para os problemas apresentados. Uma dica é não realizar essa pesquisa com amigos ou familiares, para evitar vieses (exceto se de fato eles forem seus clientes).

É importante também se lembrar que para haver inovação requer estar abertos a receber Feedbacks. 

Gestão Financeira

Essa é uma etapa crucial, mas que coloca medo em muito empreendedor inexperiente. O básico para uma boa saúde financeira é: 

  • Registrar entradas e saída: entradas são todos os ganhos que o seu negócio faturou naquele mês. Saídas são todos os gastos que você teve para manter as atividades (compras para montar o estoque, investimento em marketing digital, compras de embalagens, etc.)
  • Separar sua conta pessoal da conta bancária do seu negócio: se o seu negócio ainda não tiver um CNPJ, você não conseguirá ter uma conta PJ (Pessoa Jurídica). Nesse caso, uma alternativa temporária é a criação de uma nova conta exclusiva para o seu negócio. Dessa forma você terá mais clareza sobre a saúde financeira da sua empresa. 
  • Defina um pró-labore: pró-labore nada mais é do que o seu salário. Se você tem o desejo de que seu negócio cresça e prospere, você precisa definir uma porcentagem dos lucros para você. Muitos empreendedores iniciantes acabam interpretando que toda a receita gerada pelo seu negócio é o seu salário. Isso impede que a sua empresa tenha “oxigênio” para crescer. Visto que partes da receita adquirida pelo negócio deve ser reinvestida no próprio negócio. 

Também temos um artigo sobre gestão financeira para empreendedores iniciantes.

Marketing Digital

Ter uma presença online para o seu negócio é quase que um requisito obrigatório. Com a era da informação, o cliente tende a pesquisar e comparar empresas, produtos, melhores preços e condições. E tudo isso na palma da mão utilizando apenas um simples smartphone com internet. 

Mas antes de você sair criando um Instagram, um TikTok ou alguma outra rede social do momento, é importante refletir se o seu cliente está naquela rede social. Por isso, estude com calma o seu público para entender onde ele se encontra e qual a linguagem que ele utiliza (formal ou mais informal).

Com essas informações, você conseguirá criar ações mais assertivas. 

Mas o Marketing Digital é muito mais do que criar “posts de produto”. Com essa ferramenta você será capaz de aumentar a visibilidade da marca, gerar leads qualificados, aumentar as vendas, expandir sua presença nas redes sociais e muito mais.

Há um artigo em nosso blog que esboça muito bem sobre a importância do Marketing Digital e como utilizá-lo.

Legalidade e Ética 

Por último, mas não menos importante, é a formalização do seu negócio e buscar estar de acordo com a Lei e a Ética. 

Existem várias formas de você formalizar o seu negócio, tudo vai depender de qual tipo de empresa melhor atenderá as suas necessidades, podendo ser MEI (MicroEmpreendedor Individual), ME (MicroEmpresa) e muitas outras. E cada forma jurídica possui requisitos e benefícios diferentes. 

Agora falando em ética, outra coisa importante que devemos dar atenção é a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Basicamente, o objetivo dessa lei é proteger e garantir a privacidade dos dados pessoais. É muito importante entender como funciona a LGPD e adequar-se para evitar futuras sanções. 

Conclusão:

Empreender é muito mais profundo e complexo do que os pontos que foram mencionados nesse artigo. Talvez você já soubesse de boa parte do que foi abordado, ou quem sabe esse ainda seja um mundo novo a ser explorado por você. 

De todo modo, espero que esse artigo te ajude com os desafios do empreendedorismo. Te desejo muito sucesso e boa sorte!

E saiba que a sua jornada apenas começou. 

Taynã Gonçalves

Olá! Sou o Taynã Gonçalves, Analista de marketing digital com expertise em Inbound Marketing, SEO, tráfego pago e criação de conteúdo para blog.