Você está visualizando atualmente Como Conseguir Investidor Para O Negócio?

Como Conseguir Investidor Para O Negócio?

Nesse artigo, iremos abordar como conseguir investidor para o seu negócio. 

Para expandir um negócio, ou tirar um projeto do papel e colocá-lo em ação, é necessário ter um capital para investir. Sem recursos financeiros o crescimento do seu negócio será mais lento, o que não significa que será impossível ter um negócio de sucesso.

O que é um investidor?

Primeiramente, precisamos entender o que é um investidor e quais os tipos mais comuns de investidores. 

Um investidor de negócios é uma pessoa física ou jurídica que injeta dinheiro em empresas com alto potencial de crescimento. Os investidores podem ou não assumir responsabilidades na gestão e nas decisões do negócio. 

Tipos de investidores

Abaixo, veremos alguns tipos de investidores.

Aceleradoras:

As aceleradoras são empresas de investimento de alto risco que auxiliam startups em fase ainda inicial. O objetivo de uma aceleradora é justamente acelerar o crescimento de empresas.

No Brasil, geralmente, o aporte financeiro varia entre 20 mil reais a 200 mil reais.  Além disso, as aceleradoras podem oferecer programas de capacitação, infraestrutura, espaço físico para trabalhar, serviço jurídico e contábil. 

As aceleradoras possuem processos de seleção rígidos, portanto, é extremamente importante estudar os processos de seleção de cada aceleradora e identificar empresas semelhantes ao seu negócio que já receberam aporte da aceleradora. 

Desse modo, você saberá exatamente o tipo de startup que a aceleradora está buscando investir.

Investidor Anjo: 

O investidor anjo é uma pessoa física que investe o próprio capital em startups (empresas jovens e inovadoras). 

Esses investidores costumam ser executivos experientes que são extremamente seletivos, exigindo muita seriedade dos empreendedores que pedem aporte financeiro. 

Mas em alguns casos podem ser familiares ou conhecidos que se interessaram pelo negócio apresentado. 

Além do investimento financeiro, os investidores anjos agregam com a sua experiência em gestão, fornecendo ao negócio habilidades específicas que podem fazer total diferença para o sucesso da startup. 

Vale ressaltar que alguns investidores anjos possuem pouca experiência com empresas em estágio embrionário. Então é importante levar isso em consideração quando for procurar por esse tipo de investidor. 

Equity crowdfunding:

O equity crowdfunding ou financiamento coletivo, é uma forma de conseguir recursos financeiros de vários pequenos investidores. 

Esse tipo de financiamento é bastante comum em projetos culturais e sociais. Como lançamento de livros, álbuns musicais, projetos audiovisuais, etc. 

Entretanto, diferentemente do crowdfunding direcionado para questões sociais e culturais, onde os financiadores recebem uma promessa de valor como brindes por ajudarem com a causa. 

No equity crowdfunding os investidores recebem ações da empresa, ou seja, uma participação do seu negócio ou um título de dívida.  

Fundos de investimentos:

Trata-se de empresas criadas com um único intuito, investimento de risco em empresas inovadoras. Diferentemente dos exemplos anteriores, esses investidores costumam dar preferência a investir em negócios que estão em estágio mais avançados. 

Esses fundos de investimentos são constituídos por pessoas físicas com alto capital, seguradoras, empresas, investidores institucionais e organizações governamentais.

É importante entender o perfil de cada fundo e como é feito a seleção das empresas antes de procurar por esse tipo de investidor.

Os investidores raramente investem em ideias

Espero não estar te decepcionando, mas apenas ter uma boa ideia não é o suficiente para conseguir com que os investidores apostem em seu projeto. 

Geralmente, os investidores optam por investir o capital em planos de negócios inovadores e já validados pelo mercado para minimizar o risco do investimento.

Portanto, para conseguir a atenção dos investidores, mostre a eles o potencial de crescimento do seu negócio e tenha em mãos informações relevantes e que basicamente todos os investidores procuram. 

As principais informações analisadas por um investidor são: 

  • Crescimento – em faturamento ou em clientes;
  • CAC – Custo de aquisição de cliente: é o valor que o seu negócio gasta para adquirir novos clientes.  Para calcular o CAC, basta dividir o total dos investimentos para aquisição de novos clientes pelo número total de novos clientes.
  • Receita mensal e anual;
  • Churn: é a taxa de clientes que cancelaram serviço em um determinado período. Para calcular essa métrica, basta dividir o número de clientes perdidos em um mês pelo número que havia no início do mês, e multiplicar por 100.
  • Qual setor seu negócio está inserido: alguns investidores podem evitar investir em um setor específico, como o da saúde, optando por investir em empresas de outro setor, como o alimentício. 

Estude seus investidores: 

Estude quais as preferências de investimento do seu potencial investidor. Como mencionado anteriormente, existem investidores que preferem investir em um determinado tipo de setor, modelo de negócio, ou até mesmo estágio de maturidade do negócio.

Cada investidor possui as suas preferências, também conhecidas como teses. Por isso, busque estudá-las e conhecê-las bem. Desse modo, quando você for procurar por investidores, você escolherá aqueles com maior probabilidade de investir em seu negócio. 

Faça um bom Pitch

Pitch é a apresentação rápida de uma ideia ou oportunidade de negócio visando despertar o interesse do investidor. 

A frase perfeita que define um bom pitch é “Seja interessante sem ser interesseiro”. Para isso, é preciso entender quem é o investidor e dizer o que ele precisa ouvir. 

Segue abaixo o passo-a-passo de como elaborar um bom pitch:

  1. Apresente-se: apresente-se e mostre seu negócio de forma direta. 
  1. Mostre o Problema: elabore uma história curta para mostrar qual o problema que o seu negócio promete resolver. O problema deve ser o ponto de atração.
  1. Dê a solução: fale em poucas palavras como o seu negócio resolverá o problema e o que o difere dos concorrentes. Se possível, mostre um protótipo. 
  1. Diga como usará os recursos captados: mostre ao investidor como você planeja aplicar os recursos captados, qual a expectativa de retorno, etc. 
  1. Tenha ambição, mas com pé no chão: ter metas irreais podem acabar afastando possíveis investidores. 

Pós e contras de ter um investidor

Pós: 

Os investidores não só oferecem capital financeiro para o crescimento da empresa, mas também oferecem mentorias, conselhos importantes e experiência de negócio. Tudo isso agrega no crescimento e desenvolvimento de uma startup.

Contras:

Ao receber um aporte financeiro, a pressão por parte dos investidores para que você apresente resultados aumentam. E é válido lembrar que a cada aporte que você receber, um percentual da empresa fica com o investidor. Logo, o seu poder de decisão pode diminuir. 

Qual o momento certo para buscar por um investidor?

Não existe um momento certo. Mas o ideal é começar com capital próprio, ter uma visão a longo prazo do negócio e quais áreas (marketing, operacional, contratações, etc.) precisarão de um investimento. 

Onde encontrar investidores?

Abaixo separei 3 sites de investidores anjos e 4 sites de equity crowdfunding.  

Investidores anjos:

Anjos do Brasil: 

https://www.anjosdobrasil.net/

Angel Investiment:

https://www.angelesinversionistas.com/

Bossa Invest:

https://bossainvest.com/

Equity crowdfunding:

Broota: 

https://www.broota.com.br/

EqSeed:

https://eqseed.com/

StartMeUp:

https://smu.com.vc/

Biva:

https://biva.com.br/

Conclusão

Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender um pouco sobre o processo de conseguir um investidor para o seu negócio. Antes de buscar por investidores, lembre-se de analisar se o seu negócio precisa realmente de um investidor, senão, você estará dando um passo maior que a perna, o que pode futuramente comprometer os objetivos e metas da sua empresa a médio e longo prazo.

Desejo muito sucesso na sua caminhada!

Taynã Gonçalves

Olá! Sou o Taynã Gonçalves, Analista de marketing digital com expertise em Inbound Marketing, SEO, tráfego pago e criação de conteúdo para blog.