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Como Administrar Um Pequeno Negócio - Tá Empreendendo

Como Administrar Um Pequeno Negócio

Administrar um pequeno negócio e mantê-lo financeiramente saudável pode ser uma tarefa difícil e pouco levada a sério para alguns empreendedores iniciantes. A questão é que o que faz uma empresa ser financeiramente saudável não é apenas o quanto ela fatura, mas como ela se planeja financeiramente para o futuro. 

Mesmo que a empresa apresente um alto faturamento e um bom desempenho no mercado, se o negócio não tiver um gestor minimamente capacitado para planejar e controlar as finanças, a longo prazo, a empresa correrá um alto risco de falência. 

Então você deve estar se perguntando “Como administrar um pequeno negócio?”

Por isso, eu te convido a ficar conosco nesse artigo e descobrir 7 dicas financeiras para pequenos negócios.

Um bom planejamento estratégico

O Planejamento estratégico serve para mapear como a sua empresa está no momento e projetar como ela deverá estar no futuro. Mas para essa ferramenta ser bem aplicada é essencial ser o mais realista possível para evitar enganos.

Nessa etapa, uma ferramenta que auxiliará no planejamento estratégico é a análise SWOT que busca definir quais são os pontos fortes (Strengths), pontos fracos (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) para o seu negócio. 

Essa ferramenta serve para medir as condições internas e externas da empresa. 

As condições internas são os pontos fortes e fracos que a sua empresa possui. 

Já as condições externas representam aquilo que não está sobre o controle da sua empresa, como as ameaças e oportunidades. 

Essa incrível ferramenta possibilitará enxergar com mais clareza a real situação do seu negócio e quais pontos precisam de um pouco mais de atenção. Ao fazer uso da análise SWOT você saberá o que precisará para alcançar o seu objetivo, quais dificuldades terá que enfrentar e assim por diante.

Não se esqueça também de traçar quais são os objetivos de curto, médio e longo prazo da sua empresa. Isso te ajudará a enxergar onde você deseja estar.

Caso necessite, temos um artigo em nosso blog que esboça o passo-a-passo da criação de um planejamento estratégico. Para acessá-lo, basta clicar neste link.

Separe as finanças pessoais das empresariais

Um dos maiores erros de um gestor ao administrar um pequeno negócio, é misturar suas finanças pessoais com as finanças do seu negócio. Ao misturar o que deveria ser despesas pessoais com as despesas da sua empresa, você não terá clareza sobre a saúde financeira do seu negócio, podendo levá-lo à falência. 

Para evitar que isso ocorra, procure separar os gastos pessoais e da empresa em contas bancárias diferentes. Dessa forma, ficará muito mais fácil analisar o extrato da conta e entender exatamente com o que foi gasto. 

Controle rigoroso das despesas

Essa dica é valiosa principalmente para quem está começando um negócio. Busque fazer um bom controle das despesas. Para isso, anote as “entradas” e “saídas” de caixa. As entradas, como o próprio nome já diz, é todo o dinheiro que entra no seu negócio. Já as saídas, são os gastos que você terá para manter a empresa funcionando. Os gastos podem ser despesas fixas ou variáveis.  

Ao acompanhar as entradas e saídas, você conseguirá compreender quais despesas podem ser consideradas desnecessárias e por consequência poderão ser eliminadas, ou senão, quais despesas não podem ser completamente eliminadas, mas existe a possibilidade de reduzir custos, por exemplo, através do compartilhamento de recursos ou utilização de serviços terceirizados. 

Relacionamento com Fornecedores

Procure estabelecer boas parcerias com os fornecedores e explore a possibilidade de ter bons descontos ao comprar em grandes quantidades. Lembre-se também de negociar prazos de pagamentos flexíveis com o seu negócio. 

Além disso, não tenha apenas um fornecedor. Busque ter mais de uma opção de fornecedores, desse modo, você não ficará refém das condições de apenas um parceiro. E para escolher bons fornecedores, é preciso analisar vários fatores, como, por exemplo: 

  • Qualidade dos produtos;
  • Preços;
  • Capacidade produtiva (se as suas vendas alavancarem, o seu fornecedor conseguirá aumentar o ritmo de produção?);
  • Prazo de entrega (leve esse fator em consideração, principalmente se estiver trabalhando com dropshipping);
  • Condições de pagamentos;
  • Atendimento e pós-venda.

Precificação de produtos e serviços

A etapa de precificação do seu produto ou serviço, é uma das fases mais importantes e uma das mais difíceis. Entretanto, vou tentar abordar esse tema de forma mais simplificada apenas para que você compreenda, mesmo que de forma rasa, como é feito o processo de precificação. 

  • Definição do objetivo da empresa: suponhamos que o objetivo do seu negócio no momento seja de ampliar o reconhecimento da marca. Para esse objetivo, a redução dos preços pode ser uma estratégia inteligente a ser adotada. 
  • Conheça o seu consumidor: conhecer quem irá consumir o seu produto ou serviço, dará mais clareza do quanto o seu público está disposto a pagar pelo que foi ofertado. 
  • Identifique os custos: estabeleça quais são os custos empregados para a confecção do produto ou execução do serviço. 
  • Analise a concorrência: o consumidor costuma comparar preços antes de adquirir algo, então analise qual o preço que os seus concorrentes estão empregando em seus produtos ou serviços.

Esse é apenas o básico de como é o processo de precificação de produtos e serviços. 

Construa um capital de giro

O capital de giro é o dinheiro que a sua empresa precisa para manter as atividades do dia a dia. Quando um negócio não possui um capital de giro suficiente, a empresa pode enfrentar dificuldades para pagar suas contas. 

Por exemplo, vamos supor que você adquira um produto com um fornecedor que exige que o pagamento ocorra em até três dias. 

E o seu consumidor realizou o pagamento no cartão de crédito. Na teoria, você possui o dinheiro para pagar o fornecedor, mas, na prática, como o seu consumidor comprou no crédito, você só terá o dinheiro para pagar o seu fornecedor daqui a 30 dias. 

Ao construir um capital de giro você evita a necessidade de ter que recorrer a um endividamento. 

Mantenha a simplicidade 

Por fim, evite complicar demais os registros financeiros. Mantenha-os claros e simples. Se você estiver iniciando o seu negócio e ainda não possui um contador, algumas formas de manter a organização e a simplicidade dos registros financeiros são através das planilhas do Excel. 

Caso você ache complicado demais utilizar planilhas, há aplicativos gratuitos de Android e IOS que ajudam na gestão. E em último caso, você também pode utilizar o bom e velho “papel e caneta”. 

O importante é que os registros façam sentido para quem for interpretá-los, nos caso você. 

Conclusão

No início, administrar um pequeno negócio e manter as finanças em dia pode parecer um grande desafio. Mas se você começar do jeito certo, buscando seguir o que foi abordado nesse artigo, você estará minimizando as chances da sua empresa falir por uma má gestão. 

O que foi abordado nesse artigo é apenas o básico. Portanto, busque continuar se aperfeiçoando. Te desejo muito sucesso no seu negócio.

Boas vendas! 

Taynã Gonçalves

Olá! Sou o Taynã Gonçalves, Analista de marketing digital com expertise em Inbound Marketing, SEO, tráfego pago e criação de conteúdo para blog.