As redes sociais são grandes ferramentas auxiliadoras para o crescimento do seu negócio. No artigo a seguir, veremos como você pode utilizar as redes sociais para aumentar a presença digital da sua marca e converter em vendas.
Uma pesquisa internacional revelou que o brasileiro passa cerca de 9 horas diárias conectado ao celular ou a outros dispositivos eletrônicos. Com base nesse dado, podemos concluir que para alguns negócios estar presente no mundo digital não é mais uma opção, e sim uma necessidade. Visto que a longo prazo a presença digital pode impactar positivamente a imagem do seu negócio.
Como aumentar a presença digital
Se o seu negócio ainda não está no mundo digital, o primeiro passo antes de criar uma conta no Instagram, TikTok ou qualquer rede social do momento é entender onde está o seu público. Será que o seu público está realmente no TikTok? Ou é você que tem preferência por essa rede social? Por isso é importante estudar e compreender o seu público.
Em alguns casos, você pode se surpreender ao descobrir que o seu público-alvo se encontra em uma rede social que você não havia cogitado anteriormente. Por essa razão é importante visualizar onde o seu cliente está, e não onde você gostaria que ele estivesse.
Objetivos de comunicação
Criar uma conta em uma rede social para a sua empresa, será a parte mais simples. A partir difícil mesmo é a definição dos objetivos. Não faz sentido ter uma conta em uma rede social só por ter.
Por isso, reflita quais são os objetivos ao utilizar uma determinada rede social para o seu negócio. E estabeleça quais serão suas finalidades, como, por exemplo: “Criar um perfil no Instagram para a minha empresa com o objetivo de educar, entreter e inspirar confiança”.
Com objetivos claros e bem definidos, será mais fácil determinar o tom adequado que a sua empresa deverá adotar para diferentes situações.
Tom de voz
Após compreender onde o seu público está, é a hora de definir qual o tom de voz você usará enquanto empresa para se comunicar com o seu cliente. Para que isso seja desenvolvido da melhor forma, é necessário conhecer muito bem o seu público-alvo e compreender a identidade da marca.
A identidade da marca são os valores, a missão e a sua personalidade. Conhecendo bem esses atributos você conseguirá definir se a marca passa a imagem de séria, descontraída, formal, informal, etc.
Outro fator que pode te ajudar a desenvolver o tom de voz do seu negócio, é definir uma persona para a Marca. A persona basicamente é um personagem que você cria para simular ser uma pessoa real, tendo como objetivo visualizar como a marca falaria em diversas situações. Um ótimo exemplo de uma grande empresa nacional que soube como criar uma ótima brand persona foi a Magazine Luiza que criou a “Lu”.

Benchmarking
Provavelmente você já escutou a expressão “reinventar a roda”. O benchmarking tem exatamente tudo a ver com essa frase. Caso você ainda não esteja familiarizado com o termo, “benchmarking” a expressão significa ponto de referência. Basicamente é o ato de pesquisar como são os produtos, processos e serviços dos nossos concorrentes.
Fazendo uso dessa ferramenta você não precisa “reinventar a roda”, poderá aplicar em seu negócio aquilo que já deu certo e tem funcionado com empresas do mesmo setor.
Para aplicar o benchmarking de forma prática, selecione de uma a três empresas do mesmo setor que o seu. Após selecionar seus concorrentes, defina aspectos específicos a serem analisados em cada um, como, por exemplo: qualidade de conteúdo, presença nas redes sociais, quantidade de postagens na semana, linguagem usada, design, etc.
Após comparar seus concorrentes, tente replicar os aspectos que você julga que trará mais resultados para o seu negócio. Mas lembre-se de usar essa ferramenta apenas para inspiração do que já funcionou no mercado e não para imitar ou copiar a concorrência.
Consistência
Crescer nas redes sociais exige muita paciência e consistência. Por isso é importante estabelecer uma frequência de postagem que seja factível com a sua realidade. Na teoria, poderíamos dizer que quanto mais postagens você fizer, melhor. Mas, na prática, se você aumenta drasticamente a quantidade de postagens, a qualidade do seu conteúdo tende a cair.
Além disso, se você inicialmente concentrar-se em realizar um número de postagens superior ao que você está adaptado, é provável que com o passar do tempo você vá desanimando e não consiga manter a frequência que inicialmente havia se proposto a cumprir.
Por esse motivo o ideal é definir uma frequência de postagens que não seja alta demais ao ponto de ser insustentável manter a constância e nem baixa demais ao ponto de quase nunca aparecer no feed do seu cliente.
A forma mais fácil de manter a consistência é criando um cronograma de postagens para o mês ou até mesmo para o ano. Mas é necessário ter muita disciplina e foco nos objetivos. O lado bom é que tanto a disciplina, o foco e a consistência é treinável. Ou seja, é possível desenvolvê-las com o passar do tempo.
Cronograma de postagens
Para estruturar o cronograma de postagem das suas redes sociais, o primeiro passo é definir uma ferramenta para a construção do cronograma. Você pode utilizar o Excel, Google sheets, Trello, bloco de notas, ou, se preferir, pode até mesmo utilizar papel e caneta. O importante é que o cronograma fique fácil de você entender.
O segundo passo, como já mencionado, é definir a frequência de postagens e criar uma espécie de categorias para os assuntos que serão abordados naquele período. Por exemplo, as categorias de postagem podem ser:
- Dicas;
- Divulgação de produto/serviço;
- Conteúdo institucional;
- Datas comemorativas.
É importante adequar as categorias conforme a necessidade do seu negócio e o setor de atuação. Tendo essa organização, os conteúdos que você for criar ao decorrer do processo tendem a ser mais estratégicos, menos repetitivos ou irrelevantes.
Após a definição das categorias, busque pesquisar assuntos que se enquadrem com o seu negócio e com o seu público-alvo. E defina ao menos os títulos de todas as futuras postagens daquele período. Lembrando que o período pode ser definido em semana, mês, ano, etc. Mas no início, o ideal é que o planejamento seja mensal.
Por exemplo, vamos supor que você tenha definido que a frequência ideal de postagens seja de 3 conteúdos por semana. Então você precisará planejar 12 postagens por mês.
Para a criação das postagens nas redes sociais, é importante saber quais datas comemorativas são relevantes para o seu negócio. E planejar estratégias visando educar, entreter ou vender para o seu público.
Outra dica para a criação de postagens, é perguntar para o seu cliente quais dúvidas ele tem sobre o seu produto/serviço e criar conteúdos focados em resolver a dor do seu cliente. Se o seu negócio ainda estiver em estágio embrionário, não possuindo clientes, uma opção é pesquisar no Google como o seu cliente potencial pesquisaria pelo negócio que você está oferecendo. Por exemplo, você pode pesquisar no Google a palavra-chave relacionada com o seu negócio e verificar o que aparece.
Vamos supor que você está querendo vender comida vegana no Ifood.
Para ter ideias de assuntos para abordar em suas postagens, basta abrir o buscador do Google e digitar, por exemplo, a palavra “Vegana”. Sem a necessidade de apertar o “Enter” o próprio buscador te fornecerá ideias sobre o que as pessoas costumam pesquisar no Google.

A partir desses insights você pode escrever uma postagem sobre “Quais as diferenças entre vegetarianismo e veganismo?” ou “Curiosidades sobre a alimentação vegana”.
Você também consegue fazer isso com o buscador do YouTube.
Na etapa de produção dos conteúdos, se você não tiver uma equipe para te ajudar nesse processo, a dica é se “organizar”. Liste os nomes das postagens que serão desenvolvidas e a medida que for avançando na criação, coloque um “OK” para ter o controle da sua produção de conteúdos. Essa é uma forma simples, mas efetiva para manter a organização.
Tráfego Pago
Por fim, considere a possibilidade de investir em tráfego-pago. Mas afinal, o que seria tráfego pago?
Simplificando, tráfego pago serve para “impulsionar” as postagens. É a ação de investir o seu dinheiro nas plataformas de anúncio para aumentar a exibição da sua marca, publicação, etc. Diferente do tráfego orgânico, que é justamente crescer na rede social sem investir em impulsionar as postagens através das plataformas de anúncio.
Mas não confunda isso com comprar seguidores ou comprar visualizações. São coisas bem diferentes. Quando você compra um pacote de “5000 seguidores” ou “10.000 visualizações”, geralmente o seu conteúdo não está sendo visto por pessoas reais, e sim por robôs. Em outras palavras, você tem a falsa sensação de que há um grande público consumindo seu conteúdo. E a longo prazo o seu perfil acaba sendo prejudicado por perder alcance orgânico.
O tráfego pago, diferentemente da compra de seguidores, não prejudica a sua conta. Entretanto, é importante ter um orçamento para investir e ter clareza sobre qual retorno você pretende ter com esse investimento. Por exemplo, a estratégia ao fazer uso do tráfego pago pode ser para aumentar o número de seguidores, aumentar as vendas, reconhecimento da marca, etc.
O modo como você investirá em tráfego pago irá depender da rede social que você for atuar. Por exemplo, no Instagram há a possibilidade de você aumentar a exibição da sua postagem através do botão de “impulsionar” ou “Turbinar publicação”. E para quem possui um pouco mais de conhecimento técnico, há como aumentar a exibição da sua postagem através do “Gerenciador de Anúncios da Meta”.
Conclusão
Aumentar a presença digital do seu negócio não é uma tarefa fácil, ainda mais se você estiver começando agora. Por isso, não se cobre de colocar tudo o que foi mencionado nesse artigo em prática de uma só vez. O ideal é focar no básico, que é se planejar, testar, analisar os resultados e corrigir o que precisa ser ajustado. Adapte o que foi abordado nesse artigo para a realidade do seu negócio.
Desejo muito sucesso em sua caminhada e muitas vendas!