Você está visualizando atualmente Como Abrir Um MEI Pela Internet?

Como Abrir Um MEI Pela Internet?

Formalizar o seu negócio através do MEI pode parecer um processo burocrático, mas trará inúmeros benefícios tanto para a sua empresa quanto para você, empreendedor.

Ao formalizar o seu negócio, você obterá um CNPJ, o que ampliará as opções de fornecedores que negociam exclusivamente com empresas.

Outro benefício de possuir um CNPJ é a possibilidade de participar de licitações e editais de empresas privadas e públicas.

Mas afinal, o que é MEI?

O MEI, ou Microempreendedor Individual, foi criado pelo governo federal em 2008 para formalizar os profissionais autônomos e garantir direitos e benefícios previdenciários, tais como:

– Salário-maternidade;

– Auxílio-doença;

– Aposentadoria por idade ou invalidez;

– Pensão para os familiares em caso de falecimento.

Além disso, ao se tornar um MEI, você desfruta de outras vantagens, como facilidade na abertura de conta bancária, taxas de juros mais baixas ao solicitar empréstimos e praticidade na emissão de notas fiscais.

Como se tornar um MEI?

O processo de formalização é simples. Primeiro, verifique se a sua área de atuação profissional se enquadra na lista oficial de atividades permitidas para a categoria MEI.

Algumas profissões, como administrador, advogado, arquiteto, contador, dentista, engenheiro, médico e servidores públicos em atividade, entre outras, não se enquadram na categoria MEI.

Além disso, é necessário:

– O faturamento anual do seu negócio não pode ultrapassar R$ 81 mil;

– Ter mais de 18 anos;

– Não possuir participação em outra empresa como sócio ou titular;

– Ter no máximo um empregado.

Como realizar o cadastro do MEI?

O registro é gratuito e todo o processo de abertura do MEI é realizado 100% pela internet.

Para se cadastrar, basta acessar o site https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor, clicar em “Quero ser MEI” e, em seguida, em “Formalize-se”.

Você precisará ter em mãos:

– CPF;

– RG;

– Comprovante de residência;

– Número da declaração do imposto de renda.

Além desses documentos é necessário que você possua cadastro na conta gov.br e possuir nível de segurança prata ou ouro.

Para aumentar o nível da sua conta para prata ou ouro, basta instalar o aplicativo gov.br e acessar a aba “Selos de Confiabilidade”

É importante ter os dados do seu negócio, como o tipo de atividade econômica realizada, forma de atuação e o local onde o negócio funcionará.

Após a abertura do MEI, é importante ficar atento ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), um imposto fixo que o MEI deve pagar mensalmente, com vencimento todo dia 20 do mês.

Espero que este pequeno guia tenha sido útil para você entender e realizar o processo de abertura do MEI. Agora, você está pronto para desbravar o mundo dos negócios de forma formalizada, aproveitando todos os benefícios e oportunidades que o MEI oferece.

Lembre-se de cumprir com suas obrigações fiscais e ficar atento aos prazos de pagamento do DAS.

Este é apenas o começo de uma jornada empreendedora de sucesso, onde você terá a chance de expandir seu negócio, participar de novos projetos e alcançar seus objetivos profissionais.

Taynã Gonçalves

Olá! Sou o Taynã Gonçalves, Analista de marketing digital com expertise em Inbound Marketing, SEO, tráfego pago e criação de conteúdo para blog.